sexta-feira, 8 de agosto de 2008

FÉRIAS - RETORNO

As férias de julho têm um significado duplo, ela atende os aspectos legitimadores na educação assim como, permite uma concessão de novo fôlego dentro dessa conjuntura educativa.

Não se apresentam na mesma expectativa das férias de final de ano. A mudança de ano dentro do contexto escolar concedida aos alunos apresenta-se em outro aspecto, mas absorvem uma mesma finalidade e desenvolvem a mais do que simples recesso. Entretanto ambas apresentam o momento de conjunção do lazer com o sentimento de que todo organismo terá em sua conjuntura a recarga ao fiel cumprimento da nova etapa que espera.

Isso acontece porque o primeiro período de aulas parou para dar lugar às férias que chegou ao seu final.

Em agosto o retorno das férias tem uma perspectiva do caminho à reta final.

“As aulas já começaram e você já esta pensando em acordar cedo, estudar e fazer tudo novamente.

Agora é colocar o relógio para despertar, reencontrar os colegas e escutar o que a professora vai ensinar".

O meio de ano leva à análise do percurso anterior as férias para o derradeiro aproveitamento, suprimento e expectativa para o novo. Esse “novo” será agregado pelo calendário ao Novo Ano, lembrando que quando o ano acabar novas férias virão, e assim como ele a proposta do retorno a estrada de mais conhecimento e acréscimos, que hora deu brecha ao lazer, descanso e reflexão para novas propostas.

Vale ressaltar a necessidade que toda a conjuntura escolar, seja dos docentes, discentes e administrativos tem desse período como “relax”. Entretanto, seria interessante visualizar que esse mesmo período de “relax” deve vir acompanhado de reflexões, idéias e posturas que venham transformar acrescentar e até modificar os aspectos necessários, desenvolvidos nesse primeiro período letivo. A educação dentro do seu contexto abraça a renovação, e assim não quer dizer que, necessariamente, períodos de férias sinalizem essa proposta, porém vale caracterizá-lo como via de oportunidade a contemplar toda a conjuntura educativa e o que nesse momento ainda é possível acrescer, suprir ou anular. Seria boa uma conscientização, em todos os aspectos, de que os trinta dias favorecem o peso do desgaste, com a certeza de que esse descanso permite, também, uma tomada de atitude, implementação para certeza de resultados positivos e de um projeto realizado.

Liete Olieira

Nenhum comentário: