domingo, 25 de janeiro de 2009

EVENTO PARALELO - FORÙM MUNDIAL DA EDUCAÇÂO

OUTRO MOMENTO ÍMPAR DA EDUCAÇÃO
FME - Fórum Mundial da Educação

Acontecerá nos próximos dias 26 e 27 de janeiro, concomitante ao FSM, o Fórum Mundial de Educação, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em nossa cidade de Belém (Pará).
A intenção, segundo a diretora de relações institucionais do Instituto Paulo Freire, Salete Camba, é reunir além de professores e educadores que atuam em escolas, todas as pessoas que consideram a educação como um direito social e não como produto dentro do mundo globalizado. Entretanto, a proposta dentro desse processo paralelo de acontecimentos similares, é dar espaço a questão da educação. Os participantes do FME após os dois dias do evento (26 e 27) poderão se dirigir para o FSM, quando haverá as atividades autogestionadas dentro do respectivo Fórum.
O FME será o espaço para dialogo entre educadores, movimentos sociais e entidades civis que desenvolvem projetos de educação popular e de confrontamento com neoliberalismo.
Os eixos que estarão sendo colocados em pauta serão sobre as temáticas: Educação, Desenvolvimento, Economia Solidária e Ética Planetária; Educação Cidadã: Inclusão e Diversidade; Educação, Direitos Humanos, Cooperação e Cultura de Paz; Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Educação Popular; Educação Emancipatória no contexto da comunicação e das tecnologias. A fora isso, os participantes irão construir uma “Plataforma Mundial de Educação”, que refere-se a elaboração de propostas e na pontuação de
situações em comum da educação nos diversos países do mundo.
Para dar ciência ao público os resultados do encontro serão discutidos na Assembléia que acontecerá no próximo dia primeiro de fevereiro, acrescentando que as matérias do projeto: “Ações pela Vida” que são produzidas com o apoio do Fundo Nacional de Solidariedade (CF-2008).

Nenhum comentário: