domingo, 25 de janeiro de 2009

VI FORÚM SOCIAL MUNDIAL DE EDUCAÇÂO

BELÉM SEDIA O VI FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DE EDUCAÇÃO

Como povo solidário, nossa preocupação é atender, substancialmente, as expectativas do mega evento, para o qual Belém abre as portas e o coração. É certo que há uma troca: Belém propicia às pressas uma estrutura, recebe um contingente diversificado em todos os aspectos e é noticia.
A metodologia para desenvoltura do acontecimento é a mesma da edição de 2006 do Fórum Social Mundial de Educação acontecido em Caracas, Venezuela.
A VI Edição do FSM-2009 acontecerá de 26/01 a 01/02 em nossa cidade, que não mediu esforços em todos os aspectos, seja do governo e do povo, para se adequar como anfitriã nesse momento.
O Fórum Social Mundial (FSM) foi inserido no âmbito mundial, como um movimento que reúne e acolhe causas globais e diversas, em reconhecimento aos desfavorecidos, excluídos e injustiçados. Se junta a isso, a proposta de outras possibilidades desprendidas da globalização e do neoliberalismo.
Foram selecionadas, organizadas e reunidas as atividades autogestionadas relacionadas à Educação, inscritas no mesmo na forma de blocos temáticos, formando uma grade de programação do encontro.
O FSM ocupará espaço do CAMPUS da Universidade Federal do Pará – UFPA e Universidade Rural da Amazônia – UFRA, em períodos determinados, com a devida identificação dentro da programação geral, a exemplo dos demais, nacionais e internacionais. Assim, o conjunto desses encontros organizados por diferentes movimentos e segmentos sociais, instituições, entidades e grupos, formam o grande fórum que tem seu percurso desde Porto Alegre ( Rio Grande do Sul - Brasil), Caracas (Veneziuela), Nairóbi (Kenia) e agora Belém (Pará - Brasil).
O VI FSM terá como eixos temáticos em discussão: Educação, Desenvolvimento, Economia Solidaria e Ética Planetária, Educação Cidadã; Inclusão e Diversidade; Educação, Direitos Humanos, Cooperação e Cultura de Paz; Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Educação Popular; Educação Emancipatória no contexto da comunicação e das tecnologias.
Serão realizadas ainda, duas conferências com os temas “Educação e Transgressão na Construção da Cidadania Planetária” e “Educação, Diálogo e Utopia: Identidades Culturais em Conflito” as quais serão realizadas respectivamente nos dias 26 e 27 de janeiro. No dia 27 haverá, também, a mesa sobre a Conferência internacional da UNESCO em Educação de Adultos (Confintea), a ser realizada em maio próximo, no Brasil.
Liete Oliveira

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