sábado, 11 de abril de 2009

O QUE A FAMÍLA CONHECE SOBRE A LDB

EDUCAÇÃO – LDB - FAMÍLIA

A LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, pela criação de inúmeros artigos, capítulos, parágrafos, sessões e etc. trazem em seu bojo a determinação legitimizada de sua atuação dentro do aspecto da participação da família na educação. Sendo assim, não só com referencia a Lei, mas pelo que se observa no dia a dia a família deveria ser mais presente ao conhecimento de pais e/ou responsáveis que muitas vezes não tem conhecimento da LDB e sua participação dentro dela.
Há anos atrás, num trabalho de pesquisa, tendo como lócus uma das Praças mais freqüentadas de nossa cidade, nos foi possível a constatação, dentro das várias camadas sociais, a ignorância da existência da LDB, assim como o que ela representa. Levantada a estatística desoladora de que 99% não tinham o conhecimento da referida Lei. Assim, entende-se uma grande necessidade da divulgação da Lei e sua aplicação, no que concerne a família, tendo como exemplo o momento violento, por quais as escolas passam, para compreensão de que não cabe somente a escola a responsabilidade na educação.
Na relação dualista, aos professores idealiza-se que eles cumpram sua tarefa, e para isso são importantes sua formação profissional, competência e compromisso. Ao aluno aprender, desenvolver a consciência do que representa o conhecimento e o envolvimento com o saber que lhe trará o diferencial na sociedade.
É importante que dentro do contexto escolar aconteça a promoção desse conhecimento através de reuniões e/ou palestras, com a finalidade de ativar ou reativar a compreensão da participação da família na educação, tanto dentro do aspecto informal como no sistemático.
Hoje, mais do que antes, pela necessidade de alcance a melhor condições de vida e status, a ausência da família se faz mais evidente. Essa condição processa um desequilíbrio que se reflete entre outros na afetividade. Convivemos com diversificadas situações: a compensação da ausência por presentes e realizações de desejos; a omissão do “não” como atitude a evitar a contrariedade; atender pedidos fora de sua realidade; estimular a personificação machista por vocabulário ou atos; desenvolver a cultura do poder e do domínio etc. onde tudo isso leva a ausência da solidariedade, fraternidade, respeito e afetividade.
Na educação os componentes mais presentes e de grande relevância são: a autoridade e afetividade. Infelizmente vimos a ausência pela conturbada compreensão de autoridade com autoritarismo e afetividade pela exclusão de sentimentos. Sim, por que a autoridade se complementa pela afetividade, enquanto que o autoritarismo reflete repressão.
Com isso, focamos a violência como tema do artigo com responsabilidade vinculada a todos. Entretanto, nos últimos acontecimentos de caráter violento, que chegam até a mídia, constata-se que da família surge o comportamento, quer seja violento ou indisciplinado, resultado da família que não exerce o papel que lhe ficou atribuído: gerar, agregar, cuidar, participar e amar, os quais permitem uma sensação progressiva no processo de desenvolvimento do individuo que convive com princípios, atitudes e procedimentos à construção de sua identidade como sujeito.
A sociedade apresenta um momento de transformações em que o ser humano nem sempre esta preparado para assimilá-las positivamente. E assim, esse número de mudanças repercute fortemente e de forma negativa, nos costumes e no comportamento e, de forma decisiva. Assim, criou-se uma bifurcação dessa sociedade, onde uma se representa por indivíduos com compreensão à complexidade, novas elaborações e com rápido acesso, de outro aqueles que não alcançam e não caminham com a complexidade, novidades e diferentes elaborações, tornando um aspecto controvertido na historia coletiva.
Nesse contexto, há o grande comprometimento da família, escola e sociedade. Assim, acreditamos que a consciência e proposta para mudanças e melhorias, em parceria, suplantem os artigos de Lei e possam vigorar à construção numa contribuição ao sujeito social.

Liete Oliveira

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