segunda-feira, 2 de junho de 2008

COMEMORAÇÃO EM OUTRO CONTEXTO

CORPUS CHRISTI EM OUTRO CONTEXTO


É interessante ao pesquisarmos as interligações, que se destacam dentro do assunto e aguça nossa curiosidade.

Primeiramente vimos a solenidade religiosa de Corpus Christi no mundo inteiro. Depois, a festa de conotação pagã associada a religiosa e uma cidade, nos Estados Unidos, com esse nome.

A cidade recebeu o nome de Corpus Christi por ter sido descoberta em 1519, justamente no dia da festa em homenagem ao dia de Corpus Christi.

O explorador espanhol Alonzo Alvarez de Pineda, descobriu a baia tropical que hoje é a Costa Sul do Texas, e que tomou o nome de Corpus Christi. Porém, a história para destaque de Corpus Christi, iniciou realmente em 1838, como uma fronteira tradingpost (produção e exposição de produtos), pelo Coronel Hary Lawrence Kinney, colonizador aventureiro e empresário, que através de seu pequeno assentamento de Kinney’s Ranch, promoveu a legalização da cidade.

Em 1845, o General Zachary Taylor, dos Estados Unidos, montou seu acampamento com tropas para a guerra com o México. Consequentemente, após um ano, estabeleceu o carimbo de obrigatoriedade para registro de Corpus Christi e foi incorporada em 1852.

Entre outras situações a cidade teve um sistema organizacional com um governo de prefeito, oito membros do conselho da cidade e um gerente. O gerente funciona como diretor executivo da cidade pela realização de operações, manipulação política e dirigida ao município.

Nesse percurso de desenvolvimento, Corpus Christi, desde 1983, vem operando em esferas políticas, permitindo maior e mais atribuições políticas e de cidadania.

Portadora de uma infra-estrutura de planejamento invejável, oferece serviços à comunidade como: trabalho, saúde, escola, lazer, cultura e inclusão social.

A cidade atende a um desenvolvimento econômico-financeiro, com uma administração que reverte a renda fiscal para contribuição da cidade como um todo. Desenvolve a manutenção das prioridades no que diz respeito à segurança pública, com agilização da policia e bombeiros, com pequeno índice de criminalidade, numa dinâmica state-of-the-art, isto é, estado da arte, que é o mais elevado nível de desenvolvimento, como de um dispositivo, técnica, científica ou de campo, realizados num determinado momento, geralmente como resultado de métodos modernos.

A cidade se esforça pelo trabalho de seus departamentos, atualizando-se, remanejando e solucionando problemas para sua população de 275.000 habitantes, no Condado de Neuces. Sua priori é a constante preocupação e esforço, em dar continuidade ao que já está incorporado, finalizando os projetos e obras. Dá importância, também, as necessidades que são implantadas, num reconhecimento globalizado à atender o chate, “povo”, com sua meta de excelência ao atendimento do público, moradores e visitantes. Entretanto, também tem um compromisso com as atividades recreativas e culturais

Corpus Christi, é uma cidade que priorisa manter sua comunidade segura e, constantemente, se esforça para uma melhora contínua. Seus programas e serviços que presta aos moradores e turistas, surge com uma real importância como atendimento a clientela.

Como citado, anteriormente, a cidade tem sua estrutura organizacional com meta a liderar, nacionalmente, a excelência do serviço público.


“The planning of the structure of the city of Corpus Christi for the progress of its people is undisputed”.


Liete Oliveira

Nenhum comentário: