quinta-feira, 26 de junho de 2008

GEOPOLÍTICA - Presença Relevante no Ensino Médio

GEOPOLÍTICA - Educação Brasileira

No inicio do século XX, o cientista político sueco Rudolf Kjellén, criou o termo Geopolítica. Inspirou-se na obra Politische Geographie (Geografia Política), de 1897, de Friedrich Ratzel.

Na década de 80, a Geopolítica surge como disciplina dentro da conjuntura do panorama do ensino brasileiro. É uma disciplina das Ciências Humanas, que mescla a Teoria Política à Geografias. É possível ver, ler e ouvir, indistintamente, Geopolítica em todos os meios de comunicação, seja de que forma for. O fato é que a Geopolítica se integrou dentro dos mais diferentes níveis de ensino.

Magnoli, em 1969, afirma que Geopolítica é a “ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico, ou como um fenômeno no espaço”.

O entendimento do panorama geográfico mundial encontra-se, intrinsecamente, ligado pela relação com o poder. Estudo esse chamado de Geopolítica, que vem ganhando espaço dentro da conjuntura acadêmica, seja qual for o nível, numa perspectiva informativa e globalizada.

Sem dúvida a compreensão do espaço no planeta, surgiu através de várias cognominações, que se apresentaram e foram se transformando, ao longo do tempo, no sentido de nortear o entendimento e envolvimento dos conhecimentos Geográficos e Históricos, que se apresentam hoje como importante base da Geopolítica.

Sendo assim, as várias formas denominadas ao entendimento da formação do planeta, agora se incorporam a Geopolítica em outro contexto, que se identifica como uma inovação na conjuntura da educação brasileira.

Segundo alguns estudiosos, é bastante comum a utilização da palavra Geopolítica de modo equivocado. Entretanto, a Geopolítica incorpora produções acadêmicas de Geografia e História, que assim a representam. Por outro lado, o certo é que Geopolítica é um método de análise que utiliza os conhecimentos da geografia física e humana, para orientar a ação política do Estado.

A presença da Geopolítica surge aos alunos pela proposta de fazê-los compreender precisamente a abordagem, pela preocupação com o conjunto formado pelo confronto, disputa, domínio, volvidos a espaço, idéias e território, assim como permitir-lhes uma visão mais ampla, não só do resultado dos conflitos e transformações mas, também, das suas repercussões no mundo onde vivem.

No contexto do mundo de hoje vimos a presença da conjuntura espacial, política, econômica, social e cultural, as quais já faziam parte dele. Porém, agora, numa reorganização vinculada à várias abordagens de acontecimentos políticos-socias-econômicos mundiais, em partes representados pela fragmentação do Leste Europeu, desagregação da URSS, expansionismo norte-americano, as questões de Guerra no Oriente e no Golfo, o conflito árabe-israelense, mudança do sistema educacional de Cuba e conflitos interéticos na África, que marcam pelo reflexo interferente e visível.

As grandes transformações que o o mundo sofreu aconteceram após a Segunda Grande Guerra. Essas transformações foram de ordem social, econômica e política. Os acontecimentos marcados no cenário internacional do pós-guerra levaram ao estudo especialmente das divergências entre populações ou Estados. Isto deu-se pela necessidade da relevância das ocorrências da metade do século XX, que caracterizam as fragmentações dos territórios e de grupos de países ligados aos interesses políticos e econômicos.

A Geopolítica, com sua presença no Ensino Médio, oportuniza maior alcance através de seus conteúdos indo ao encontro do que a educação contemporânea estabelece. Assim, para os enfoques gerados por ela, surgiram uma variedade de material pedagógico que se transcreve para Geopolítica, através dos mapas, fotografias, tabelas, gráficos e gravuras. Assim como, também, ao texto-base, associados a uma variedade de questões de vestibular, que possibilitam a reflexão e fixação dos assuntos já debatidos no ambiente da sala de aula, ampliando e possibilitando melhor mediação do professor em suas atividades, que ultrapassam a identificação contida na ferramenta didático-pedagógica já conhecida, ou seja, Globo Terrestre.

Liete Oliveira.

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